Nesta foto destacamos a mobilização de advertência realizada pelos trabalhadores da CSN na mineradora de Congonhas-MG, no dia 8 de maio. Mais uma ação que mostra a unidade das categorias pela Campanha Salarial 2023.
Os sindicatos unificados insistem na negociação conjunta com a CSN, apesar de a empresa ter enviado correspondência pedindo pauta de reivindicações individuais. Mas a decisão dos sindicatos é enviar correspondência para a empresa, relatando as tentativas de entregar, pessoalmente e por e-mail, a pauta de reivindicações unificada.
Vemos que após alguns anos a CSN segue desvalorizando o valor do trabalhador. A empresa vem mantendo uma relação hostil fechando o clube, a escola e outros equipamentos de função social. Desta forma, a CSN demonstra que o segredo do lucro é ter mão de obra barata e comprar outros negócios, em detrimento da desvalorização do trabalhador e das condições de trabalho.
Porque a empresa quer os trabalhadores desunidos ou fragmentados?
Porque juntos os trabalhadores estão reagindo e começam a se conscientizar que possuem direitos.
Que contra a injustiça arbitrária é preciso se opor com fibra de aço.
Que toda região entenda que a luta dos trabalhadores fortalece a economia da região.
Que as empresas tenham mais responsabilidades sociais, sem comportamento predatório com seus trabalhadores e com as cidades.