Sindicato dos Vigilantes de Volta Redonda e Região Sul Fluminense

Redução de Jornada de Trabalho para 6 horas impulsionará a economia com novos empregos

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, em conjunto com o Sindicato dos Vigilantes de Volta Redonda, já deu início às negociações da Campanha do Turno de Trabalho com a ArcelorMittal. Em breve, também iniciarão conversas com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo principal é reintroduzir o turno de 6 horas, uma proposta defendida pelos sindicatos. Durante essas negociações, serão cuidadosamente analisados os prós e contras de cada horário proposto.

A implementação da jornada de 6 horas terá um impacto positivo na saúde dos trabalhadores. Além disso, as empresas precisarão expandir seus quadros de funcionários, o que será benéfico para a economia de Volta Redonda e da região, através da criação de novos postos de trabalho. Por outro lado, manter o turno de 8 horas resultará em prejuízos para os trabalhadores, tanto em termos financeiros (com perdas no 13º salário, FGTS, rescisão de contrato e aposentadoria), quanto no convívio com suas famílias.

As entidades sindicais enfatizam a importância de não apenas dialogar com os trabalhadores, mas também de envolver seus familiares e amigos nesse processo. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edimar Miguel, destacou: “Estamos em plena campanha e é crucial a participação não apenas dos trabalhadores, mas de toda a sua família e comunidade. Compreendemos que a ArcelorMittal e a CSN podem priorizar maiores lucros a qualquer custo. No entanto, ao manter o turno de 8 horas, não haverá novas oportunidades de emprego na metalúrgica, prejudicando também o comércio local. Nossa luta pelo turno de 6 horas vai além do aspecto financeiro. Preocupamo-nos com a saúde do trabalhador, especialmente diante da alternância de horários de trabalho, que reduz o tempo em que ele pode desfrutar do convívio com sua família e amigos, que, por sua vez, trabalham ou estudam durante o dia, reservando a noite para a socialização fora do trabalho.”

Para a presidente do Sindicato dos Vigilantes, Valéria Gonçalves Martins, a reintrodução do turno de 6 horas trará benefícios não apenas para os trabalhadores, mas também para suas famílias e para aqueles desempregados que buscam uma nova colocação no mercado de trabalho.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!